M.R. – 1900´s
Língua é como se fosse um leme.
1o. Clichê (superficial):
2º Narração de fatos (vistos na mídia, fofocas - falar da vida dos outros). Não há abertura de nós mesmos
3o. Começa a se expor pouco mais.
Algo próprio. Algo seu. O que eu acho, o que eu sinto. Minha reação diante de cada fato.
5o. Transparência, sem proteção.
Abertura total. Muito difícil. Envo1ve o risco de ser rejeitado.
Ter problemas ou diferenças não é perigoso. Não expressar, pode ser.
Incapacidade de comunicação esta diretamente ligada a entender e aceitar o q o outro ta comunicando.
Destruidores da comunicação:
1. Explosão. Apontar problema: toda vez q Você chegar muito perto, vou explodir.
Encobre problema explodindo.
Lembra o Éden: Adão: teve medo + 1a reação: escondeu-se, fugiu.
2. Chorar (mais usado pelas mulheres). Não tem marido que aguente. E cede. E fica no seu subconsciente, impossibilitando o.
Mas marido tem q discernir: cansaço, emoção,alegria x auto piedade (essa não podemos aceitar).
3. Silêncio. O outro extremo.
Mais usada pelos cristãos há mais tempo de evangelho. Sai pro outro extremo: do berro para o silêncio. Sufoca comunicação. Pode redundar em doenças físicas, gastrite.
4a. Atitude crítica:.morar ao lado de um descobridor de falhas. Se declara o melhor juiz. Usa palavras duras. Mostra com muita força.
Guardar é uma atitude crítica. Acha q sabe ler coração dos outros.
Pode redundar em doenças físicas, gastrite, stress.
5a. Arma é reação da 4a.: medo.
Quando criticamos frequentemente, geramos medo de falar, abrir para o seu companheiro.
Maridos, principalmente, é muito importante q Vocês compartilhem tudo:
Tentações, sonhos, tempestades, ideias mais bobas e mais tolas.
6.Preocupação. Agitação.
Aflige muito hoje em dia os casais.
Prioridade. Atendendo “coisas mais urgentes". Comer, escola.
Mas não atendemos o q verdadeiramente é importante: orando, lendo, gastar tempo com relacionamento com esposa, filhos.... Mas isso fica jogado para 2o plano.
Ninguém deixa de comer, de atender telefone comunicação
7. Materialismo. Colocar Coisas antes das pessoas.
Jesus no deserto tentado.:
Autoridade e gloria Satanás ofereceu. Mas reino de Deus não é gloria, é cruz.
Filhos, esposas precisam mais das pessoas do q das coisas. Mulher deseja mais Do seu tempo, do q um dinheirinho a mais em casa. Filhos: estar ao lado deles.
Homem quer atenção da esposa, seu carinho, quer ser paparicado.
Ser humano: criado a imagem e semelhança de Deus. Algo precioso q o Sr criou. Maior tesouro q você pode ter: pessoa ao seu lado.
Perigos para ficarmos atentos:
Não colocar as coisas antes da esposa.
EF.5.25 a 32
Ordem de prioridade de relacionamento nessa carta:
Maridos. Amai.
Mulheres. Respeiteis.
Filhos, obedecei.
Pai, filhos
Patrão. Trabalho.
1a prioridade: marido e mulher. Depois filhos.
Não é trabalho.
Falar somente a verdade em amor. E. F 4.25
Sempre com muito amor.
Não precisa acrescentar magoa ao outro.
Esposa sincera, mas delicada.
Dialogo com amor.
Não deixar pra amanha o que deve ser falado hoje.
Ressentimento, mágoa ou ira: aguarda e fala depois.
Nunca dormir ressentido.
Vira bola de neve.
Dormi em paz, resolvidos, em perfeita comunhão.
Saber o momento d falar.
Não perder tempo com pequena coisa.
3. Palavra temperada,
Palavras negativas x Positivas.
15 % x 85 % do tempo e das situações. Falar das coisas boas. Quão
Importante são as coisas boas.
4. Evitar guardar qualquer Coisa q não tenha sido esclarecida. Comunicar não é só falar: é fazer se compreendido.
Saber se realmente ficou entendido e resolvido. Mesmo q não goste.
Pegar feed back se entendeu...
Conversar com base na verdade. Não partir p irritação.
Ef 4.31.32
Estar preparados pra quando botarem dedo na nossa ferida.
Resposta branda desvia furor.
Calma: vamos só pensar sobre esse assunto ( quando o outro vier intolerante).
Um fica acusando o outro, e problema fica lá .
Mat 7.3 a 5.
Cisco x Viga
Nunca a mulher é o problema: sempre o problema sou eu. Entenda q sempre Você é o problema.
Ouvir com paciência o outro.
Cultura na fala: tv, revistas, livros. Jesus ouvia pecadores, pobres.
Ouvir aparece 1300 vezes.
Fariseus ouviam, mas não escutavam. Nada mais podia ser acrescentado na sua maneira de viver... Homens q fizeram plataformas, atingiram níveis, e não se deixam acrescentar.
Busque compreende la.
O q Deus mais faz é perdoar.
Não perdoar deve revoltar Jesus. Perdoar 70 x 7 a mesma pessoa.
Mat. 5.23a24. Você quem deve ir ate
a pessoa. Verdadeiro vencedor quem traz a comunhão, a harmonia, a verdadeira paz.
Jesus disse: tu és servo de teu irmão. E não o contrário.
O marido que tome a iniciativa.
O homem é o responsável por levar tudo isso adiante.
O Novo Casamento
Jorge Himitian

Deus está permitindo ao homem ou a mulher divorciar-se e contrair um novo casamento? Deus aprova que alguém se case com uma pessoa divorciada?
Para tratar deste delicado e controvertido tema, creio ser necessário seguir uma certa ordem metodológica:
Primeiro, analisar as passagens mais claras e que tratam diretamente o assunto e logo a seguir estudar aquelas mais difíceis e tentar compreender a luz dessas. A revelação no Antigo Testamento aparece gradual e progressivamente até chegar a Cristo, em quem está a revelação plena de Deus para todos os homens de todos os tempos. Por isso, é melhor abordar o assunto pelas passagens do Novo Testamento. Creio que o mais correto é começar pelas palavras de Jesus registradas nos evangelhos, para logo considerar as passagens do Antigo Testamento à luz dessas.
Segundo, enfocar primeiro a regra geral sobre o tema e logo abordar as exceções. Se tratarmos os casos de exceção sem primeiro ter estabelecido a regra, terminaríamos fazendo da exceção uma regra, desviando assim o ensinamento do Senhor.
Terceiro, resolver primeiro o aspecto bíblico do tema e depois a pastoral. O que quero dizer, é que o tratamento pastoral dos casos particulares constitui a segunda instância. Se considerarmos os casos sem ter definido o enfoque bíblico, corremos o risco de emitir nossos próprios juízos embasados em raciocínios ou sentimentos humanos e não na palavra de Deus.
O QUE JESUS DISSE SOBRE ESTE TEMA
Para seguir a ordem proposta, consideremos as primeiras declarações de Jesus sobre o divórcio e o novo casamento, as que sem dúvidas são claras, completas e terminais. Trataremos primeiro a regra geral e logo a única exceção assinalada por Jesus e por Moisés.
Nos evangelhos são citadas quatro vezes as palavras de Jesus sobre este particular:
Marcos
Lucas 16.18: "Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério".
Mateus 5.32: "Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério".
Mateus 19.9: "Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério".
Como podemos observar, Jesus estabelece sobre esta delicada questão uma regra geral e uma cláusula de exceção. A exceção à regra é: "a não ser por causa de fornicação"; ou "salvo por causa de fornicação".
Cabe destacar que nem Marcos nem Lucas incluem a cláusula de exceção; somente Mateus traz a cláusula nos dois textos citados (o fato de que Matheus seja o único a incluir a cláusula de exceção, a meu juízo tem uma razão de ser que mais adiante mencionarei).
A REGRA GERAL
Como já assinalei anteriormente, o primeiro que temos que ter bem claro é a regra geral estabelecida pelo Senhor. Logo abordaremos a cláusula de exceção. É óbvio que a regra geral envolve os casos daquelas pessoas que se divorciam e que se casam de novo sem que exista a causal de "fornicação", aqueles que fazem porque simplesmente já não se querem mais, ou não se relacionam bem, ou por outras razões não compreendidas na cláusula de exceção.
Analisemos algumas possibilidades:
Caso 1: Deus permite que um homem se divorcie de sua esposa e case-se com outra mulher? Ou a uma mulher divorciar-se de seu marido e casar-se com outro homem?
Resposta: (não estou colocando nenhuma explicação ou interpretação humana, somente me limito a transcrever a clara e determinante resposta de Jesus); "Qualquer que repudiar a sua mulher e se casar com outra, comete adultério contra ela; e se a mulher repudiar a seu marido e se casar com outro, comete adultério". Mc 10.11-12.
Caso 2: Está permitido a uma mulher que foi repudiada casar-se com outro? (cabe a mesma pergunta no caso de um homem repudiado por sua mulher).
Resposta: "O que repudia sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz com que ela adultere; e o que se casa com a repudiada adúltera", (Muito 5.32). Ou como diz a Bíblia de Jerusalém, "a expõe a cometer adultério".
Caso 3: O Senhor permite que alguém se case com uma pessoa divorciada?
Resposta: "E o que se casa com a repudiada adultera", (Muito 5.32; 19.9; Lc 16.18).
Caso 4: Já vimos que se um homem se divorciou de sua mulher e se casa com outra, adultera. Mas, seu adultério lidera a sua primeira mulher para casar-se com outro?
Resposta: "Todo o que repudia a sua mulher, e se casa com outra, adúltera; e o que se casa com a repudiada do marido adultera". (Lc 16.18).
Qual é a condição espiritual destas pessoas diante de Deus?
Segundo as declarações de Jesus, os que se divorciam e se casam de novo, ou os que se casam com pessoas divorciadas, estão
O que é grave nesta condição é que enquanto as pessoas continuam com essa relação ilícita seguem estando
JESUS INTERPELADO PELOS FARISEUS
Matheus
A pergunta dos fariseus
Os fariseus foram a Jesus com a seguinte pergunta: "É lícito ao homem repudiar a sua mulher por qualquer motivo"? Matheus e Marcos aclaram que a intenção dos fariseus era tentar a Jesus. Queriam surpreender Jesus em alguma contradição com Moisés, a fim de desacredita-lo como enviado de Deus. Mas Jesus nunca contradisse a Moisés. Ele declarou: "não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir". Moisés não falou por sua própria conta, mas sim da parte de Deus, o mesmo que Jesus. Com respeito à lei moral Jesus e Moisés coincidiram
A resposta de Jesus
Diante desta pergunta dos fariseus, a resposta de Jesus foi um rotundo "não". E fundamentou o seu "não" citando justamente Moisés no texto de Gn 2.24. Esta é a lei criacional estabelecida por Deus ao instituir o matrimônio: "Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne". E Jesus reforçou acrescentando: "de modo que já não são mais dois, porém uma sua carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (é interessante que Marcos em seu evangelho, ao relatar o mesmo episódio, disse que os fariseus lhe perguntaram "se era lícito ao marido repudiar a sua mulher", sem acrescentar "por qualquer motivo"; e a resposta de Jesus em ambos os casos foi a mesma).
O contra-ataque dos fariseus
Diante da resposta negativa de Jesus, os fariseus pensaram te-lo descoberto, finalmente Jesus estava contradizendo a Moisés; perguntaram: "por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar?” Como se estivessem dizendo: como é que tu podes dizer “que não” quando Moisés disse “que sim”? Jesus não ignorava a única exceção que a lei havia dado quanto ao divórcio, segundo Dt 24.1-4. Mas os fariseus, desculpando-se nesta exceção, (texto que logo analisaremos), haviam convertido a prática do divórcio em uma alternativa válida e permitida por Deus, e a exceção havia se constituído quase em uma regra geral, tal como sucede também em nossos dias. Jesus deixou claro aos fariseus a razão da exceção: "por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio".
O único caso de divórcio permitido no Antigo Testamento
Em que caso Moisés permitiu o divórcio? A resposta está em Dt 24.1-4: o primeiro versículo diz: "Se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela, e se ele lavrar um termo de divórcio..." este texto assinala duas coisas. A primeira é o tempo. O momento em que se pode produzir o divórcio e é apenas se já foi consumado o matrimônio: "se um homem tomar uma mulher e se casar com ela...". A segunda tem a ver com as condições em que se permite o divórcio: "e se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela...". Como esta expressão não ficava muito explícita, deu lugar a diferentes interpretações entre os judeus. Nos dias de Jesus, os mais liberais, da escola do rabino Hillel, sustentavam que o homem podia repudiar a sua mulher por qualquer motivo. Outros seguiam a interpretação do rabino Sammai, que afirmava que "alguma coisa indecente" se referia ao adultério. Os versículos 2,3, e 4 de Dt 24 assinalam várias coisas:
01. Que a ruptura ou o divórcio devia ser feito formalmente, por escrito, e era de caráter definitivo.
02. Que neste único caso, os divorciados ficavam livres para casarem-se com outra pessoa. Praticamente constituía em uma anulação do matrimônio recém contraído.
03. Que o primeiro marido não podia voltar a tomar a mulher que havia repudiado se é que ela tinha tido outro marido depois.
A dificuldade principal desta passagem está no versículo 1, por sua aparente falta de clareza.
Diante disto, Jesus (que nunca caiu em contradições com Moisés) deu a correta interpretação, ao declarar: "eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério" ( Muito 19.9).
A cláusula de exceção
O que significa "salvo por causa de fornicação"? A chave para interpretar bem estas palavras de Jesus é reconhecer o significado da palavra "fornicação" especificamente nesta passagem. Estaríamos equiVocêdos se aplicassemos a este texto os diferentes significados que tem a palavra "fornicação" em toda a Bíblia, pois é bem sabido que nas Escrituras uma mesma palavra pode ter diferentes sentidos.
Vejamos alguns exemplos:
A palavra "mundo" (no grego "cosmos"), tem nas escrituras distintos significados: em Ef 1.4, é sinônimo de "o universo"; no Sl 24.1, de planeta "terra"; em Jo 3.16, de "toda a humanidade"; e em 1ª Jo 2.15 ("não ameis ao mundo") refere-se ao sistema de sociedade atual, rebelde e inimigo de Deus.
Seria um erro de interpretação fazer a soma total dos diferentes significados e aplicá-lo a cada versículo da Bíblia aonde aparece o termo "mundo".
O mesmo acontece com a palavra "carne" ("sarx" no grego). Às vezes significa a carne física, o corpo; outras vezes, há humanidade; em outras, a fragilidade humana; e em outras ocasiões se refere a nossa natureza pecaminosa.
Do mesmo modo, a palavra "fornicação" (grego: pornéia) tem na Bíblia pelo menos cinco significados diferentes:
01. Fornicação = relação sexual entre solteiros (1ª Cor 7.2/Dt 22.21/Lv 19.29/1ª Ts 4.3-4).
02. Fornicação = união ilícita, proibida pela lei de Deus (1ª Cor 5.1/Dt 22.30/Lv 18.8/Dt 27.20).
03. Fornicação = todo tipo de pecado sexual incluindo o adultério (1ª Cor 6.13-18/Nm 25.1).
04. Fornicação = prostituição e comércio sexual das prostitutas. A palavra prostituta no grego é "porne", tem a mesma raiz (Lc 15.30/1ª Cor 6.16).
05. Fornicação = infidelidade espiritual, idolatria (Jr 3.6/Ez 23/Ap 17.1-2).
Fica claro que não podemos dar a palavra "fornicação" a soma de todos os significados.
Bem, quem é a autoridade que determina qual é o significado da palavra "fornicação" neste caso, na cláusula de exceção que estamos considerando. A interpretação correta será dada pelo sentido lógico no próprio texto, do contexto e do resto das Escrituras.
Jesus afirma em Lc 16.18 que "quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério". Observamos que o adultério cometido pelo homem não libera sua esposa inocente para poder casar-se com outro.
O próprio texto de Muito 19.9, se lermos com cuidado, nos impede de dar a palavra "fornicação" nesta passagem o significado de adultério, pois ainda que o marido tenha cometido adultério ao divorciar-se e casar-se com outra mulher, Cristo nos adverte que a mulher repudiada e inocente adultera se casa com um outro.
Portanto, não podemos considerar o adultério como a causa do divórcio com a possibilidade de contrair um novo casamento.
Segundo sentido do texto, e de outros textos comparativos, a palavra "fornicação" em Muito 19.9 e 5.32, não tem o significado de adultério. Os dois sentidos possíveis são: ter cometido relações sexuais sendo solteiro(a), ou estar em uma união ilícita, o que deve ser desfeito.
É também importante notar que Jesus nunca disse: "salvo por causa de adultério" (grego: moicheia). Sempre disse: "salvo por causa de fornicação" (grego: pornéia). E quando uma pessoa divorciada se casa com outra nunca disse que cometeu "pornéia" mas sim "moicheia". "Qualquer que repudiar a sua mulher, salvo por causa de "pornéia" (fornicação), e se casar com outra, "moicheia" (adultera); e o que se casa com a repudiada, "moicheia" (adultera) Muito 19.9.
As próprias declarações de Jesus nos impedem de darmos a palavra "pornéia" em Muito 5.32 e 19.9 o significado de adultério.
Isso explicaria o que disse Moisés: "se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não foi agradável aos seus olhos, por ter achado coisa indecente nela, e se ele lavrar um termo de divórcio, e lho der na mão, e a despedir de casa;". O homem ao casar-se, o que poderia encontrar na mulher que seja indecente? O sentido mais provável é que encontre que sua mulher não é virgem. Quando este tipo de situação aparecia, existiam, segundo a lei, dois procedimentos a seguir: se existia entre o casal litígio, o marido podia encarar um juízo público. Se fosse sem litígio, ele não a queria mais como esposa, deveria redigir uma carta de repúdio e despedi-la definitivamente.
Dt 22.13-21 explica o procedimento de um caso de litígio entre o marido e a mulher que se requeria para sua solução um juízo oficial. Se for comprovada a inocência da mulher e sua virgindade, ele devia pagar uma multa ao pai dela "ela ficará sendo sua mulher, ele não poderá manda-la embora durante a sua vida" (v 19). Mas se ficava provado que ela não era virgem quando se casou, devia ser apedrejada e morta (vrs 20-21).
Dt 24.1-4 assinala outro procedimento a seguir quando surgia o problema. Seu marido queria anular o recente casamento "por ter ele achado coisa indecente nela", indecência que ela não negava, redigia uma carta de divórcio, entregava para ela e ambos ficavam livres.
Jesus se referiu a esses casos ao dizer: "salvo por causa de fornicação". É dizer, somente nestas circunstâncias se o homem se divorcia e se casa de novo não comete adultério, e se a mulher repudiada se casar com outro não adultera (tão pouco o que se casa com ela).
Portanto, o marido tem outra possibilidade: perdoá-la e recebê-la como sua esposa. De modo que o ensinamento de Moisés e o de Cristo coincidem. Jesus não contradisse a Moisés, mas sim o ratifica e o esclarece.
Por que Matheus é o único que incluem a cláusula de exceção? Segundo o meu parecer, como Matheus escreve seu evangelho para os judeus, tomou o cuidado de mencionar a exceção para que não pareça que havia uma contradição entre Moisés e Jesus. A cláusula de exceção tem em realidade uma utilidade prática muito remota.
Qual era a intenção da lei em Dt 22.13-21 e Dt 24.1-4
01. Advertir a todas as meninas e moças de Israel que mantivessem sua virgindade até o dia do seu casamento.
02. E se alguma moça havia pecado e perdido sua virgindade, sabendo dos riscos que corria, contasse antes de casar-se o seu verdadeiro estado ao seu pretendente (o mesmo deveria fazer o homem).
03. No caso em que a mulher estivesse em falta e ele não a quisesse como esposa, teriam uma opção pacífica para resolver o conflito sem necessidade de recorrer ao juízo público e a conseqüente pena de morte.
04. Proteger a mulher repudiada para que o homem que a havia repudiado não tivesse dali em diante nenhuma autoridade sobre ela.
05. Deixar livres os dois para contrair um novo casamento, pois praticamente se tratava de uma anulação do casamento recém realizado.
AS INSTRUÇÕES DO APÓSTOLO PAULO
1ª Cor 7: esta é a passagem mais extensa e quem sabe a única das epistolas que aborda esta questão. Pelo que diz no primeiro versículo, Paulo está respondendo a uma série de questões que lhe haviam perguntado os irmãos de Corinto.
É uma das poucas ocasiões em que o apóstolo Paulo distingue com claridade o que disse o Senhor e o seu parecer pessoal.
Enquadrado dentro deste conselho pessoal, Paulo recomenda aos solteiros, as moças e aos viúvos que, se tem o dom de continência, sigam seu exemplo de manter-se celibatários, porque "o tempo é curto", e para dedicarem-se mais ao Senhor. Mas deixa muito claro que se casam "não pecam"; se casarem "fazem bem" e se não se casarem "fazem melhor". Mas em nenhum lugar disse aos divorciados que se casam não pecam. Nos vrs 10-11 fala da situação dos casados: "ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido (se, porém, ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com o seu marido); e que o marido não se aparte de sua mulher".
O Senhor disse claramente "que não se separe". Mas se a separação se produz, seja por desobediência ao Senhor, ou por que a convivência se tornou insustentável, ou por quê o cônjuge incrédulo decide separar-se ou divorciar-se; as alternativas são duas: "fique sem casar ou se reconcilie com seu marido". A separação é um mal (ao qual às vezes temos que resignarmo-nos). Contrair um novo casamento constituiria no segundo erro, muito mais grave que o primeiro, pois seria, segundo as palavras de Jesus, cometer adultério. Por isso Paulo enfatiza: "mando, não eu, mas o Senhor".
Nos Vrs 12-16, o apóstolo aborda uma situação pontual: o caso em que um dos dois se converte e o outro não. Lendo cuidadosamente esses versículos, notamos o seguinte:
01. O cônjuge crente não deve abandonar ao não crente.
02. Se o cônjuge não crente se separa, o crente deve aceitar com paz esta situação.
03. Em nenhum lugar deste capítulo disse que o crente abandonado por seu cônjuge infiel pode voltar a casar-se.
Os que vêem no versículo 15 liberdade para casar-se com outro, estão tirando o texto fora do seu contexto. Nos versículos 10 e 11, Paulo deixa bem claro que se houver a separação devem ficar sem se casar.
Aqueles que argumentam que a palavra "corizo" significa "separação por divórcio vincular", se equiVocêm, pois, o mesmo verbo "corizo" aparece nos vículos 10 e 11 do mesmo capítulo, aonde se assinala que nenhum dos dois tem liberdade para casar de novo. Além do mais, este mesmo termo se usa em At 1.4 e 18.1. Facilmente percebemos que não está se referindo a um divórcio vincular, mas sim simplesmente a uma "separação", e às vezes a uma separação temporal como é o caso de Onésimo e Filemon (Filemon 15). De modo que segundo a luz das declarações de Cristo, e do que Paulo escreve nos versículos 10 e 11, o versículo 15 se deve interpretar com simplicidade como uma mulher crente, abandonada por seu marido incrédulo, não está obrigada a seguir sendo sua esposa, pode ficar só e
DEUS ABORRECE O DIVÓRCIO
No último livro do Antigo Testamento, Deus, através do profeta Malaquias, fala muito irado contra os sacerdotes de Israel. Em seu enérgico protesto lhes disse: "e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado..." (Mal 2.2). Por quê? No capítulo 2 de Malaquias, Deus lhes assinala concretamente três pecados: fazer acepção de pessoas (vrs 9-10); profanar o santuário casando-se com mulheres pagãs (vrs 11-12); e o divorciarem-se de suas esposas (vrs 13-16). Esta passagem é tremenda.
Deus aborrecem que se divorcie de sua esposa, porque deixa de cumprir o seu compromisso, o pacto que fez ao casar-se com ela.
Simplesmente, Deus aborrece todo tipo de divórcio, e tolera unicamente a exceção assinalada por ele.
O MÍNIMO E O IDEAL
Alguns sustentam que o ideal é não se divorciar e viver toda a vida com o mesmo cônjuge, mas dada à realidade do pecado e a complexidade dos seres humanos, devemos ser mais flexíveis e admitir o divórcio e a possibilidade de que as pessoas possam refazer suas vidas contraindo um novo casamento.
Eu pergunto: quem é que manda, nós ou o Senhor? Qual é a palavra que define, a nossa ou a dele?
Se para Jesus o divorciar-se e casar-se de novo é adultério, pergunto: não cometer adultério é o ideal ou o mínimo que Deus exige?
Não diz na palavra de Deus que os adúlteros não herdaram o Reino de Deus?
O ideal é que o marido ame sempre a sua esposa como Cristo amou a igreja.
O ideal é que a mulher sempre, com um Espírito manso e tranqüilo, respeite a seu marido e se sujeite a ele.
O mínimo que Deus exige é que sejamos fiéis ao nosso pacto matrimonial e que não cometemos adultério abandonando ao nosso cônjuge e contraindo um novo casamento.
RESUMINDO
01. Divorciar-se e casar-se de novo é cometer adultério.
02. Casar-se com uma pessoa divorciada é cometer adultério.
03. Repudiar o seu cônjuge é expô-lo ao adultério.
04. O adultério de um dos dois, não libera o cônjuge inocente para casar-se com outro.
05. Se houver separação, ambos têm somente duas alternativas: ficarem sem casar ou reconciliarem-se.
06. Em um casamento misto, o cônjuge crente não deve tomar a iniciativa da separação.
O fato de que as leis de um país permitam o divórcio vincular não modificam em nada a situação dos cristãos, pois nós estamos debaixo do governo de Deus e de suas leis que permanecem para sempre.
1)
Mc 10:1-12 -> Levantando-se Jesus,
partiu dali para os termos da Judéia, e para além do Jordão; e do novo as
multidões se reuniram em torno dele; e tornou a ensiná-las, como tinha por
costume. Então se aproximaram dele
alguns fariseus e, para o experimentarem, lhe perguntaram: É lícito ao homem
repudiar sua mulher? Ele, porém, respondeu-lhes: Que vos ordenou Moisés?
Replicaram eles: Moisés permitiu escrever carta de divórcio, e repudiar a
mulher. Disse-lhes Jesus: Pela
dureza dos vossos corações ele vos deixou escrito esse mandamento. Mas desde o
princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso deixará o homem a
seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher,
e serão os dois uma só carne; assim já não são mais dois, mas uma só
carne. Porquanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. Em casa os discípulos interrogaram-no de novo sobre isso. Ao que lhes
respondeu: Qualquer que repudiar sua mulher e casar com outra comete
adultério contra ela; e se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete
adultério.
2) Lc
16:18 -> Todo aquele que repudia sua
mulher e casa com outra, comete adultério; e quem casa com a que foi repudiada
pelo marido, também comete adultério.
4)
I Co 7:10-11 -> Todavia, aos casados,
mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; se, porém, se
apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não
deixe a mulher.
Encontro Casais 19032023
MRF
Na primeira parte eu quero falar com os homens. Na segunda nada parte, com permissão dos maridos, quero falar com as mulheres.
Igreja universal, local, nas casas.
HB 12.22-23
Hebreus Cap. 12 | ARC
22 Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos,
23 à universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
I coríntios 1 . 1-2
I Coríntios Cap. 1 | ARC
1 Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus) e o irmão Sóstenes,
2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
Corinto era uma cidade. E ali havia uma igreja.
Ef. 1-1
Efeso também
Filipenses 1.1
Colossenses 1:1-2
Colossenses Cap. 1 | ARC
1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,
2 aos santos e irmãos fiéis em Cristo que estão em Colossos: graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.
I Tessalonicenses 1:1
Observe que ele fala apóstolo Paulo. Não fala: apóstolo Paulo. Apóstolo é função, não é título . Todas as vezes não tem a função antes do nome,tem o inverso.
Igreja universal você não pode tocar nela na sua totalidade.
Romanos 16:5
Romanos Cap. 16 | ARC
5 Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia em Cristo.
14 Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermas, a Pátrobas, a Hermes, e aos irmãos que estão com eles.
15 Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão.
Saudando pessoas específicas. Igreja na casa.
Colossenses 4:15
Quero falar com os homens da igreja que se reúne na ( própria ) casa. Ali tem que ser vivida na plenitude daquilo que aprendemos nas Escrituras.
Homem, cabeça de família: tem uma igreja que vive na tua casa. E você é responsável por edificar que essa igreja todos os dias. Rei, sacerdote e profeta. Rei, para tomar as.decisoes segundo a.vontade de Deus. Sacerdote par a interceder. Profeta para levar a Palavra.
Jonas: Deus deu uma missão para ele. Mas ele disse: eu não vou cumprir essa missão.
Jonas no barco -o caos, eu sou o responsável. Quanto mais eles aliviam a carga, mais Deus manda as ondas crescerem. Jonas se torna o primeiro criador de sushi/ sashimi do ramo.
Quando viu que não teve jeito: - Eu assino, eu assino. 125 mil se converte.
Meu irmão, Deus te deu uma missão. E você não vai conseguir fugir.
Não adianta discipulador entrar lá, pq vc não vai conseguir fugir da missão.
Cadê os livros: homens que oram ?
Deus me colocou aqui com essa missão e eu vou cumprir essa missão. Desperta meu irmão. Ele não mudou enquanto Jonas não cumpriu.
Mulher é para aprender com seu esposo.
Se você não assumir tua missão vai piorar. Se ele te chamou, Ele.capacita. vc é rei da sua casa. Decisão segundo a vontade de Deus.
Sacerdote intercede pelo prova, pela sua família, dovbra o joelho, jejua.
Ensino de Deus, dir coande Deus para minha casa.
Então vou colocar algumas coisas práticas aqui.
Essa missão é para fazer o que?
Deuteronômio 6:4-9
Deuteronômio Cap. 6 | ARC
4 Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
5 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.
6 E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração;
7 e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.
8 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos.
9 E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.
Que palavras?
Essas palavras: ouve oh Israel. Tu a inculcarás.
Qual é a intensidade?
Uma vez por semana? Não.
Todos os dias, de manhã, de tarde, de noite, inculcando essas palavras.
Ouve Marcio.
Inculcar: fazer que fique, que permaneça. Catequese, intensidade. O inimigo não descansa.
Minhas filhas não pode ter outra fé que não seja a que eu transmita para elas. E eu vou ser intenso nisso.
Oração, imposição de.maos, transmissão. Para que alguém que entre na tua casa veja algo diferente, uma atmosfera diferente, porque Deus está ali.
Eu entrei perturbado. Algo aconteceu , eu tô saindo em paz.
Traga a presença de Deus para tua casa.
Dia da família.
Bem vindos meus irmãos. Amados que vieram de Maceió para estar conosco.
Não é para saber: é para viver.
O homem tem bem definido no seu coração o seu papel? E a mulher?
E você sabe o que não está desempenhando bem o seu papel.
E nós radicalizamos em algumas coisas para cumprir a missão nessa casa.
Compromissados, vocês primeiro tem que definir quem é o cabeça na casa.
Sabe o que significa ter um cabeça? Ser um cabeça, não cabecudo?
Sabe o que é ser uma ajudadora idônea.
Fazerem pós graduação no seu papel.
Depois, quem vai comandar as finanças?
Como vão governar os filhos?
Definir a formação acadêmica dos filhos.
Porque isso dá muito conflito dentro de casa.
Definir bem os seus papéis.
Fui visitar o Marcos , no dia d família, e ele ali não abriu a porta. Fiquei 5 a 6h na porta.
1 dia na semana é nosso.
1 mês no ano é nosso.
Dia da família que vive na casa. Minha filha que casou tem que ter o dela.
Amar significa servir. Amar é quem.mais serve. Depois é o dia todo delas. Eu sempre era o filho delas.
Eu tenho saudade disso. Agora são os netos.
Papai, amanhã é só nosso não é?
Você cria o hábito através da repetição. Guarda na memória.
Animo vocês a terem o dia da família.
Amanhã ela chega ( aqui em Recife).
Valorizei todas as datas. Acordava na cama. Passava o dia dizendo quem era ela: você é fundamental nessa casa, querida nessa casa,...
Pacto, aliança tem o dia, e hora.
41 anos de casado, 41 anos lembrando o que fizemos.
Data do batismo? Comemoramos.20/7/74.
Culto doméstico.( Deuteronômio 6).
Ela foi uma comigo 100%. Eu já estava viajando, e ela já estava aplicando o que havíamos estabelecido. Parava antes da viagem, impunha as mãos, íamos ticando o que Deus respondia.
O que você tá querendo está reservado para o meu marido. Vaza daqui.
Procurei tirar todo peso da minha esposa, das minhas filhas. Eu quem edifico.
Não tenho identidade, não sou a Paulinha, sou a " Filha do Mário".
" Pinduca's Família"
Uma netinha é" Sapatinho de fogo".
Retomar.
Ou arrepender e mudar.
Encontro Casais 19032023
MRF
2a parte.
I Coríntios 12.
A de efeso não me anima muito não, mas a de Coríntios hehe. O que ela tinham de problema haha.
Como a igreja deve se comportar no mesmo lugar. Começa no 11, termina no 14, falando com as mulheres.
A importância não é ter ou não ter véu. É estar debaixo de autoridade.
Nesses tempos de empoderamento da mulher…
Cobertura Trilegal sobre a mulher : Deus cabeça de Cristo, Cristo do homem, homem d a mulher.
Como a mulher deve se comportar.
Por causa dos anjos.
Vamos pro princípio; quem tava no jardim? Quem enganou Eva? Quem era a serpente?
I Timóteo 2.
I Timóteo Cap. 2 | ARC
8 Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.
9 Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
10 mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
12 Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
15 Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.
Ele não tá dizendo que não pode: ele tá dizendo qnonwue é mais importante. Aí ele vai usar palavras fortes: E NAO PERMITO QUE A MULHER NAO ENSINE, NEM EXERCA AUTORIDADE DE HOMEM.
Mulher é mais sensível . No tem aino "sexto sentido", na linguagem popular?
I Coríntios 14: 34-35 ele vai dizer : é vergonhoso a mulher falar na igreja.
Sabe o que é ficar calada na igreja? No original é não emitir nenhum som.
Com a palavra apostólica quero transmitir que a mulher pode orar na igreja ? Pode profetizar? Dar um testemunho.
Pode. Mas não pode ensinar , usar de / exercer autoridade de homem.
Não vou entrar em detalhes de vestuário, mas é bom atentar, ter critério , nos não temos regras, mas tem que ter critério.
As Mulherrs dessa igreja sejam cheias de boas obras.
I Coríntios Cap. 14 | ARC
34 As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
35 E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja.
Se querem aprender, interroguem a seu próprio marido. Isso se torna vergonhoso, porque expõe a seu próprio marido. Quando você quer aprender com outro homem, e não com teu esposo.
Tem uma ação dentro do princípio de autoridade para entender isso.
Isso é protecao , é princípio, sinal de autoridade.
Se ela resolve a aprender comigo, fatalmente , com tempo, pode haver paixão, que é fruto de intensidade e frequência. Depois que eu casei procurei não dar int nsidsde nem frequência a outra mulher ( que não a própria esposa).
É vergonhoso aprender com outro: aprenda com teu marido. "Eu preciso ser instruída, assuma seu papel, sua função, sua missão."
O apóstolo explica o porque de tudo isso.
I Timóteo 2:15
Se permanecer em fé, em amor, com bom senso. É MAIS do que ficar em casa cuidando de filhos.
" Mário, faltou o lá"
Mário , o que é missão de mãe?
Não sei.
Uma pode ser a missão de gerar filhos. Mas também é uma missão de criar, cuidar, conduzir.
Salmo 127.
Salmos Cap. 127 | ARC
1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados ENQUANTO DORMEM.
Não estou dizendo para não trabalhar, mas não por a confiança no trabalho, mas naquele que confiamos.
A herança que ele espera que a gente entregue são meus filhos nEle , para quando eu parta daqui eu deixe.
Se você não se entrega a sua missão de fato pode trazer danos.
Tava tratando com um casal: se eu vou no mandamento, eu vou no farisaísmo. Irei para eles e orei. Depender do Sr. E Deus deu palavra de sabedoria: Provérbios 31. Meta é essa: se você.conseguir , você é a mulher de Provérbios 31. Se estiver cansada, vá descartando. Da para descartar o marido? O filho? O trabalho?
Quando você foi enxertada em Vestido, lá no batismo, essas coisas deixaram de ser prioridade.
Mulher fica em casa o dia inteiro, baonimpoem as mãos, mas " eu preciso relaxar…"
Herança é pra deixar pra ele.
E o investimento tem que ser intenso, diário.
Provérbios 1.8
Provérbios Cap. 1 | ARC
8 Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe.
Experiência: Paulinha com a vovó " Todas as coisas cooperam".
Paideia, homem. Disciplina.
Mãe, instruções é Torah, lei de Deus, repetindo diariamente.
( Minha paideia, disciplina, em 1979, ou Deus me dá para eu ter ou eu não tenho, parcelamento, dívida nunca mais).
Eu tenho 4 exemplos de mulheres nas escrituras. Dois ruins, dois muito bons.
Eva .
Atitude equivocada. O marido já tinha dito: não come. Ele já tinha uma palavra de Deus. Nem toca.
Pecado nem entrou por ela. Entrou pelo homem, porque ele tem princípio de autoridade. Ele cede para mulher.
Quando ele se omite, ele aceita, ele traz dano, e foi sobre toda a taça humana.
Sara.
Sara ri.
Sabe que Isaque se chama Riso. ( Deus tem humor kkkk). Vem cá Riso.
Qual era a palavra de Deus para ele? Era com quem? Sara. E ele cedeu com Agar.
Trouxe dano sobre duas nações.
Toda vez que o homem cede para ele pontuar e conduzir , traz danos.
Davi, trouxe danos para sua casa. Um filho estuprando, o outro tomando trono.
Mulher não tente mudar aquilo naquele decisão que ele tomou: ajude ele. " Calça jeans".
Para o homem ser cab cá ele tem que amar sua esposa, e para isso ele tem que ser firme e terno. Não duro e frouxo. O que é relativo, cede. O que é absoluto, mantém a firmeza.
Esposa de Manoah, mãe de Sansão.
ElA viu o anjo. Conta tudo para o marido.
Ela não ouve o anjo mais, ela " vaza". É contigo marido.
Faz sim marido, é Deus. Essa mulher é sábia. Algumas confundem: ajudadora e Dona.
Maria.
Tô grávida
o anjo aparece para elebe explica, confirma.
Ele recebe: tem que ir pro Egito. Ela recém parida, sobe no burro e vai embora." RAIZ".
" VAI PARA onde? Você vai ganhar quanto lá"? Não, ela senta no burro e vai embora.
Deus não fala mais com Maria. Só com José. E Maria não se arroga a nada, por ser bem aventurada.
A benção de Deus não vem pela melhor ideia, mas pelo princípio de autoridade de Deus. Opinar sempre, fala sempre. Ouço tudo.
Principal característica na minha casa: ouvir minha esposa.
Da mulher: seguir seu marido.
Opine, diga, colabore, mas se posicione sempre com ele.
Mesmo que ela não esteja vendo, aqui está a segurança. Mas se ela se submete ,por causa da submissão dela Deus abençoa.
O que vc vê por aí por fora você tem que conferir com esposo. Ele é responsável. " Não é assim não" você descobriu teu esposo.
Empurra teu marido para trazer toda instrução para tua casa. Você tem em casa alguém que te conhece, alguém que te conduz.
Acabou discipulador de mulher?
Acabou não.
Tito Cap. 2 | ARC
3 As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem,
4 para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,
5 a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seu marido, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
Todas as irmãs o marido é responsável por conduzi las.
Mas mulheres maduras, mestra do bem, ajudam.
Mulheres lá se juntam, batem papo como cuidar de seu marido, de seus filhos, da casa, …
Podem instruir nessas coisas que tá na palavra. Outras coisas pode, mas já vi dar conselhos divergente do marido.
Obedecer ao marido: discipuladora você busca ajuda .
Toda autoridade delegada tem que fortalecer todas autoridades delegadas.
Se meu conselho diante dela é desfazer, tô desconstruindo a autoridade.
Quando eu voltar quero ver uma igreja diferente.