Marido_Esposa


Casais / Cônjuges














Comunicação entre o casal
M.R. – 1900´s
Falar muito não é comunicar. Comunicar é fazer o outro entender o q estou falando.
Língua é como se fosse um leme.

Há 05 níveis de comunicação:

1o. Clichê (superficial):        
Oi!          è           Papo de elevador.

2º Narração de fatos (vistos na mídia, fofocas - falar da vida dos outros). Não há abertura de nós mesmos

3o. Começa a se expor pouco mais.
Narrou fato e emitiu opinião. Começa a se expor.  Risco de ser avaliado pelos outros.
4o. Transparecer (sentimentos).
Algo próprio. Algo seu. O que eu acho, o que eu sinto. Minha reação diante de cada fato.

5o. Transparência, sem proteção.
Abertura total. Muito difícil. Envo1ve o risco de ser rejeitado.
Não podemos ter com todas as pessoas. Com esposo. Esposa. Discipulador. Companheiro.

Ter problemas ou diferenças não é perigoso. Não expressar, pode ser.

Incapacidade de comunicação esta diretamente ligada a entender e aceitar o q o outro ta comunicando.

Destruidores da comunicação:

1. Explosão. Apontar problema: toda vez q Você chegar muito perto, vou explodir.
Encobre problema explodindo.
Lembra o Éden: Adão: teve medo + 1a reação: escondeu-se, fugiu.

2. Chorar (mais usado pelas mulheres). Não tem marido que aguente. E cede. E fica no seu subconsciente, impossibilitando o.
Mas marido tem q discernir: cansaço, emoção,alegria x auto piedade (essa não podemos aceitar).

3. Silêncio. O outro extremo.
Mais usada pelos cristãos há mais tempo de evangelho. Sai pro outro extremo: do berro para o silêncio. Sufoca comunicação. Pode redundar em doenças físicas, gastrite.

4a. Atitude crítica:.morar ao lado de um descobridor de falhas. Se declara o melhor juiz. Usa palavras duras. Mostra com muita força.
Guardar é uma atitude crítica. Acha q sabe ler coração dos outros.
Pode redundar em doenças físicas, gastrite, stress.

5a. Arma é reação da 4a.: medo.
Quando criticamos frequentemente,  geramos medo de falar, abrir para o seu companheiro.
Maridos, principalmente, é muito importante q Vocês compartilhem tudo:
Tentações, sonhos, tempestades, ideias mais bobas e mais tolas.

6.Preocupação. Agitação.
Aflige muito hoje em dia os casais.
Prioridade. Atendendo “coisas mais urgentes". Comer, escola.
Mas não atendemos o q verdadeiramente é importante: orando, lendo, gastar tempo com relacionamento com esposa, filhos.... Mas isso fica jogado para 2o plano.
Ninguém deixa de comer, de atender telefone comunicação

7. Materialismo. Colocar Coisas antes das pessoas.
Jesus no deserto tentado.:
Autoridade e gloria Satanás ofereceu. Mas reino de Deus não é gloria, é cruz.
Filhos, esposas precisam mais das pessoas do q das coisas. Mulher deseja mais Do seu tempo, do q um dinheirinho a mais em casa. Filhos: estar ao lado deles.

Homem quer atenção da esposa, seu carinho, quer ser paparicado.
Ser humano: criado a imagem e semelhança de Deus. Algo precioso q o Sr criou. Maior tesouro q você pode ter: pessoa ao seu lado.

Perigos para ficarmos atentos:
Não colocar as coisas antes da esposa.
EF.5.25 a 32

Ordem de prioridade de relacionamento nessa carta:

Maridos. Amai.
Mulheres. Respeiteis.
Filhos, obedecei.
Pai, filhos
Patrão. Trabalho.

1a prioridade: marido e mulher. Depois filhos.
Não é trabalho.

Falar somente a verdade em amor. E. F 4.25
Sempre com muito amor.
Não precisa acrescentar magoa ao outro.
Esposa sincera, mas delicada.
Dialogo com amor.
Não deixar pra amanha o que deve ser falado hoje.
Ressentimento, mágoa ou ira: aguarda e fala depois.
Nunca dormir ressentido.
Vira bola de neve.
Dormi em paz, resolvidos, em perfeita comunhão.

Saber o momento d falar.
Não perder tempo com pequena coisa.

3. Palavra temperada,
Palavras negativas x Positivas.
15 % x 85 % do tempo e das situações. Falar das coisas boas. Quão
Importante são as coisas boas.

4. Evitar guardar qualquer Coisa q não tenha sido esclarecida. Comunicar não é só falar: é fazer se compreendido.

Saber se realmente ficou entendido e resolvido. Mesmo q não goste.
Pegar feed back se entendeu...

Conversar com base na verdade. Não partir p irritação.

Ef 4.31.32

Estar preparados pra quando botarem dedo na nossa ferida.
Resposta  branda desvia furor.
Calma: vamos só pensar sobre esse assunto ( quando o outro vier intolerante).
Um fica acusando o outro, e problema fica lá .
Mat 7.3 a 5.
Cisco x Viga
Nunca a mulher é o problema: sempre o problema sou eu. Entenda q sempre Você é o problema.
Ouvir com paciência o outro.

Cultura na fala: tv, revistas, livros. Jesus ouvia pecadores, pobres.
Ouvir aparece 1300 vezes.
Fariseus ouviam, mas não escutavam. Nada mais podia ser acrescentado na sua maneira de viver... Homens q fizeram plataformas, atingiram níveis, e não se deixam acrescentar.

Busque compreende la.
O q Deus mais faz é perdoar.
Não perdoar deve revoltar Jesus. Perdoar 70 x 7 a mesma pessoa.
Mat. 5.23a24. Você quem deve ir ate
a pessoa. Verdadeiro vencedor quem traz a comunhão, a harmonia, a verdadeira paz.
Jesus disse: tu és servo de teu irmão. E não o contrário.
O marido que tome a iniciativa.
O homem é o responsável por levar tudo isso adiante.



Igreja no lar.
Dia das Mães  Maio/2016
R.K.


Maridos, honrem as mães na frente dos filhos.

A mulher será salva pela sua missão de mãe. Não por ser obreira , dona de casa. Salva das próprias mazelas. Deixar a criança com fome pra cuidar da casa (errado).

Mercado é uma miséria,  descobriu um nicho: colônia de férias (estimular a separar pais dos filhos) .
Nosso lar tem que ser um lar que nossos filhos amem.

Deus concedeu a mulher perceber o momento de falar com a criança. Mas se tiver muito preocupada com a panela…

Deixa o almoço atrasar. Marido vai entender. Coração do marido tem que soltar foguetes. Agradecer ao Sr por ter uma mulher assim.E não chegar reclamando assim.

O inverso: casa lustrando e meninos entregues a si mesmos.

Há coisas que nossos pais não aprenderam de Deus, e que nós não podemos repetir.

Não pense que é só o marido que tem que remir o tempo. Seu tempo não é seu . É de Jesus. Não é o que vocé acha . Seus filhos tem que ver que você teme a Deus. Que não és uma pessoa agitada.

Irmão, você tem que depender de Deus.
Espírito manso e tranquilo. Não ansiosa. Percebeu, Aquietar a alma. centrado, alma aquietada.

Mulher tem uma percepção maior que o marido. Com filhos. Maridos, não.desprezem não.

Salmo 128: marido sai para trabalhar tranquilo.

Governo de Deus vem para você através do marido. E através de você  sobre seus filhos.

Hierarquia: amar seus maridos, filhos, ser boa dona de casa.Sabe qual valor da casa arrumadinha para eternidade? Pouquinha. E dos filhos? Concentre nos filhos. O que você plantou, plantou. Chega certa idade a mente da criança começa a filtrar as coisas lá fora que ouve com as coisas que você disse.
Filho percebe amor pelo tempo que você dá a ele. Mãe as vezes pensa que tem todo tempo do mundo.

Você tem essa fé de ver a casa “ pegando” e parar para ler a bíblia para ele?
Use a sensibilidade que Deus te dá.Você não instruiu, não repetiu, na hora que o sangue sobe pra cabeça Você quer corrigir?

Mulher ora ao Sr para mudar o marido.
Abigail orou.
Não resista. Se você resiste a seu marido, Deus resiste a você.

Se não quisesse um homem pra te governar, não casasse. Mulher busca agradar o marido, e marido as e esposas.Pedir a Deus que nos cubra com sua graça, sabedoria.

Em grande medida a graça de Deus vem do exercício desse papel de mãe.

R.K.ton:

Seremos sábios conhecendo a Deus. A força da nossa obediência será tão grande, quanto grande for a nossa admiração por ELE. A necessidade de obedecermos será tão natural, quanto mais íntimos formos Dele. Neste momento, a obediência deixa de ser uma obrigação e passa a ser uma necessidade,  uma fome, uma sede que gera um prazer imensurável quando são saciados. Seremos um com Ele.





4.10. 16
R.K

Maridos                     

Autoridade =   PROTEÇAO +           FORMAÇÃO ( supridor espiritual, sacerdote, falar de Deus para ela e falar dela para Deus).
Mulheres, perguntem a seus maridos.
Responsável pela vida espiritual da esposa.

Não ficarem os cônjuges na queda de braço.
O homem não precisa fazer força para ser autoridade na sua casa.  Deus que estabelece autoridade.
Não é impondo , forçando que se chega lá

Histórico familiar não ajuda: Camarada já tem características enfraquecidas.

Tem que aprender a liderar no mínimo a sua casa.
Omissão do marido não lhe dá opção de fazer o trabalho dele. Coopera para anular mais ainda o marido.  Auxiliadora idônea.
Marido Não pode ter atitude de se encostar.
Cada marido discirna sua esposa.
Não é natural amar como Cristo amou. Por isso está escrito.
Marido, seja PhD na sua esposa.
Vá para aquele que pode mudar a cabeça de seu marido. Bom é estar debaixo de autoridade.

Não a trateis com amargura: indiferença, desprezo. Tratar mal a mulher, Deus entra.

Situação de homem que começou pequena, mas com medo de confessar, não confessa e um dia chega a cair.

Deus conhece o homem q Ele criou. Se Ele diz para Você ter espirito manso e tranquilo, Ele. Sabe. o.que ta fazendo.

Dica: Deixa o que você ta fazendo e vá receber seu marido.
Isso dá vontade ao homem de voltar para casa.

“ Ta garantido” .

Desrespeito dos filhos para com pais ta muito ligado ao que viram nos pais.

R
Esposa tratar com honra mesmo quando não merece: brasas vivas.
Se marido desonrado fora, ainda. Mulher desonra em casa, quem vai honrar?

Algumas queixas das esposas:
Tempo de qualidade para esposa, filhos.
Mulher ta sorrindo mas não sabe se ta tudo bem. Estar em casa não é estar dando atenção.
Mulheres exaustas. Ressentida, e com medo de falar.
Não ouvir, mas escutar.
Necessidade de saírem juntos para conversarem a sós.
Qualidade de tempo. Olhar nos olhos. Ser ouvida com qualidade.
Ajudar nas Demandas da casa.
Lembrancinha.
Lazer
Quebra da rotina.
Lavar pela Palavra.


R.K.

Irmãs solteiras tem condições de ficar como estão. Ou se deixar governar por um cabeça.
Sabe o q é um homem em casa que não sabe conduzir uma mulher? Alguns ficam depressivos. Ou buscam entretenimento.



O Novo Casamento
Jorge Himitian
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INTRODUÇÃO

Deus está permitindo ao homem ou a mulher divorciar-se e contrair um novo casamento? Deus aprova que alguém se case com uma pessoa divorciada?

Para tratar deste delicado e controvertido tema, creio ser necessário seguir uma certa ordem metodológica:

Primeiro, analisar as passagens mais claras e que tratam diretamente o assunto e logo a seguir estudar aquelas mais difíceis e tentar compreender a luz dessas. A revelação no Antigo Testamento aparece gradual e progressivamente até chegar a Cristo, em quem está a revelação plena de Deus para todos os homens de todos os tempos. Por isso, é melhor abordar o assunto pelas passagens do Novo Testamento. Creio que o mais correto é começar pelas palavras de Jesus registradas nos evangelhos, para logo considerar as passagens do Antigo Testamento à luz dessas.

Segundo, enfocar primeiro a regra geral sobre o tema e logo abordar as exceções. Se tratarmos os casos de exceção sem primeiro ter estabelecido a regra, terminaríamos fazendo da exceção uma regra, desviando assim o ensinamento do Senhor.

Terceiro, resolver primeiro o aspecto bíblico do tema e depois a pastoral. O que quero dizer, é que o tratamento pastoral dos casos particulares constitui a segunda instância. Se considerarmos os casos sem ter definido o enfoque bíblico, corremos o risco de emitir nossos próprios juízos embasados em raciocínios ou sentimentos humanos e não na palavra de Deus.

O QUE JESUS DISSE SOBRE ESTE TEMA

Para seguir a ordem proposta, consideremos as primeiras declarações de Jesus sobre o divórcio e o novo casamento, as que sem dúvidas são claras, completas e terminais. Trataremos primeiro a regra geral e logo a única exceção assinalada por Jesus e por Moisés.

Nos evangelhos são citadas quatro vezes as palavras de Jesus sobre este particular:

Marcos 10.11 a 12: "Ele lhes disse: quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela. E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério".

Lucas 16.18: "Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério".

Mateus 5.32: "Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério".

Mateus 19.9: "Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério".

Como podemos observar, Jesus estabelece sobre esta delicada questão uma regra geral e uma cláusula de exceção. A exceção à regra é: "a não ser por causa de fornicação"; ou "salvo por causa de fornicação".

Cabe destacar que nem Marcos nem Lucas incluem a cláusula de exceção; somente Mateus traz a cláusula nos dois textos citados (o fato de que Matheus seja o único a incluir a cláusula de exceção, a meu juízo tem uma razão de ser que mais adiante mencionarei).

A REGRA GERAL

Como já assinalei anteriormente, o primeiro que temos que ter bem claro é a regra geral estabelecida pelo Senhor. Logo abordaremos a cláusula de exceção. É óbvio que a regra geral envolve os casos daquelas pessoas que se divorciam e que se casam de novo sem que exista a causal de "fornicação", aqueles que fazem porque simplesmente já não se querem mais, ou não se relacionam bem, ou por outras razões não compreendidas na cláusula de exceção.

Analisemos algumas possibilidades:

Caso 1: Deus permite que um homem se divorcie de sua esposa e case-se com outra mulher? Ou a uma mulher divorciar-se de seu marido e casar-se com outro homem?
Resposta: (não estou colocando nenhuma explicação ou interpretação humana, somente me limito a transcrever a clara e determinante resposta de Jesus); "Qualquer que repudiar a sua mulher e se casar com outra, comete adultério contra ela; e se a mulher repudiar a seu marido e se casar com outro, comete adultério". Mc 10.11-12.

Caso 2: Está permitido a uma mulher que foi repudiada casar-se com outro? (cabe a mesma pergunta no caso de um homem repudiado por sua mulher).
Resposta: "O que repudia sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz com que ela adultere; e o que se casa com a repudiada adúltera", (Muito 5.32). Ou como diz a Bíblia de Jerusalém, "a expõe a cometer adultério".

Caso 3: O Senhor permite que alguém se case com uma pessoa divorciada?
Resposta: "E o que se casa com a repudiada adultera", (Muito 5.32; 19.9; Lc 16.18).

Caso 4: Já vimos que se um homem se divorciou de sua mulher e se casa com outra, adultera. Mas, seu adultério lidera a sua primeira mulher para casar-se com outro?
Resposta: "Todo o que repudia a sua mulher, e se casa com outra, adúltera; e o que se casa com a repudiada do marido adultera". (Lc 16.18).

Qual é a condição espiritual destas pessoas diante de Deus?
Segundo as declarações de Jesus, os que se divorciam e se casam de novo, ou os que se casam com pessoas divorciadas, estão em adultério. Todos os textos reiteram isto de um modo claro e determinante.

O que é grave nesta condição é que enquanto as pessoas continuam com essa relação ilícita seguem estando em adultério. Jesus, quando se encontrou com a mulher samaritana que estava nessa situação, lhe disse: "Cinco maridos já tivestes, e o que agora tens não é teu marido" (Jo 4.17-18).

JESUS INTERPELADO PELOS FARISEUS

Matheus 19.3 a 12

A pergunta dos fariseus
Os fariseus foram a Jesus com a seguinte pergunta: "É lícito ao homem repudiar a sua mulher por qualquer motivo"? Matheus e Marcos aclaram que a intenção dos fariseus era tentar a Jesus. Queriam surpreender Jesus em alguma contradição com Moisés, a fim de desacredita-lo como enviado de Deus. Mas Jesus nunca contradisse a Moisés. Ele declarou: "não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir". Moisés não falou por sua própria conta, mas sim da parte de Deus, o mesmo que Jesus. Com respeito à lei moral Jesus e Moisés coincidiram em tudo. Jesus não exigiu uma justiça maior que a de Moisés, mas sim maior que a dos escribas e fariseus, que eram os que faziam uma aplicação tendenciosa e errônea da Lei.

A resposta de Jesus
Diante desta pergunta dos fariseus, a resposta de Jesus foi um rotundo "não". E fundamentou o seu "não" citando justamente Moisés no texto de Gn 2.24. Esta é a lei criacional estabelecida por Deus ao instituir o matrimônio: "Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne". E Jesus reforçou acrescentando: "de modo que já não são mais dois, porém uma sua carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (é interessante que Marcos em seu evangelho, ao relatar o mesmo episódio, disse que os fariseus lhe perguntaram "se era lícito ao marido repudiar a sua mulher", sem acrescentar "por qualquer motivo"; e a resposta de Jesus em ambos os casos foi a mesma).

O contra-ataque dos fariseus
Diante da resposta negativa de Jesus, os fariseus pensaram te-lo descoberto, finalmente Jesus estava contradizendo a Moisés; perguntaram: "por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar?” Como se estivessem dizendo: como é que tu podes dizer “que não” quando Moisés disse “que sim”? Jesus não ignorava a única exceção que a lei havia dado quanto ao divórcio, segundo Dt 24.1-4. Mas os fariseus, desculpando-se nesta exceção, (texto que logo analisaremos), haviam convertido a prática do divórcio em uma alternativa válida e permitida por Deus, e a exceção havia se constituído quase em uma regra geral, tal como sucede também em nossos dias. Jesus deixou claro aos fariseus a razão da exceção: "por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio".

O único caso de divórcio permitido no Antigo Testamento
Em que caso Moisés permitiu o divórcio? A resposta está em Dt 24.1-4: o primeiro versículo diz: "Se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela, e se ele lavrar um termo de divórcio..." este texto assinala duas coisas. A primeira é o tempo. O momento em que se pode produzir o divórcio e é apenas se já foi consumado o matrimônio: "se um homem tomar uma mulher e se casar com ela...". A segunda tem a ver com as condições em que se permite o divórcio: "e se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela...". Como esta expressão não ficava muito explícita, deu lugar a diferentes interpretações entre os judeus. Nos dias de Jesus, os mais liberais, da escola do rabino Hillel, sustentavam que o homem podia repudiar a sua mulher por qualquer motivo. Outros seguiam a interpretação do rabino Sammai, que afirmava que "alguma coisa indecente" se referia ao adultério. Os versículos 2,3, e 4 de Dt 24 assinalam várias coisas:
01. Que a ruptura ou o divórcio devia ser feito formalmente, por escrito, e era de caráter definitivo.
02. Que neste único caso, os divorciados ficavam livres para casarem-se com outra pessoa. Praticamente constituía em uma anulação do matrimônio recém contraído.
03. Que o primeiro marido não podia voltar a tomar a mulher que havia repudiado se é que ela tinha tido outro marido depois.

A dificuldade principal desta passagem está no versículo 1, por sua aparente falta de clareza.
Diante disto, Jesus (que nunca caiu em contradições com Moisés) deu a correta interpretação, ao declarar: "eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério" ( Muito 19.9).

A cláusula de exceção
O que significa "salvo por causa de fornicação"? A chave para interpretar bem estas palavras de Jesus é reconhecer o significado da palavra "fornicação" especificamente nesta passagem. Estaríamos equiVocêdos se aplicassemos a este texto os diferentes significados que tem a palavra "fornicação" em toda a Bíblia, pois é bem sabido que nas Escrituras uma mesma palavra pode ter diferentes sentidos.

Vejamos alguns exemplos:
A palavra "mundo" (no grego "cosmos"), tem nas escrituras distintos significados: em Ef 1.4, é sinônimo de "o universo"; no Sl 24.1, de planeta "terra"; em Jo 3.16, de "toda a humanidade"; e em 1ª Jo 2.15 ("não ameis ao mundo") refere-se ao sistema de sociedade atual, rebelde e inimigo de Deus.
Seria um erro de interpretação fazer a soma total dos diferentes significados e aplicá-lo a cada versículo da Bíblia aonde aparece o termo "mundo".
O mesmo acontece com a palavra "carne" ("sarx" no grego). Às vezes significa a carne física, o corpo; outras vezes, há humanidade; em outras, a fragilidade humana; e em outras ocasiões se refere a nossa natureza pecaminosa.

Do mesmo modo, a palavra "fornicação" (grego: pornéia) tem na Bíblia pelo menos cinco significados diferentes:
01. Fornicação = relação sexual entre solteiros (1ª Cor 7.2/Dt 22.21/Lv 19.29/1ª Ts 4.3-4).
02. Fornicação = união ilícita, proibida pela lei de Deus (1ª Cor 5.1/Dt 22.30/Lv 18.8/Dt 27.20).
03. Fornicação = todo tipo de pecado sexual incluindo o adultério (1ª Cor 6.13-18/Nm 25.1).
04. Fornicação = prostituição e comércio sexual das prostitutas. A palavra prostituta no grego é "porne", tem a mesma raiz (Lc 15.30/1ª Cor 6.16).
05. Fornicação = infidelidade espiritual, idolatria (Jr 3.6/Ez 23/Ap 17.1-2).

Fica claro que não podemos dar a palavra "fornicação" a soma de todos os significados.

Bem, quem é a autoridade que determina qual é o significado da palavra "fornicação" neste caso, na cláusula de exceção que estamos considerando. A interpretação correta será dada pelo sentido lógico no próprio texto, do contexto e do resto das Escrituras.
Jesus afirma em Lc 16.18 que "quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério". Observamos que o adultério cometido pelo homem não libera sua esposa inocente para poder casar-se com outro.
O próprio texto de Muito 19.9, se lermos com cuidado, nos impede de dar a palavra "fornicação" nesta passagem o significado de adultério, pois ainda que o marido tenha cometido adultério ao divorciar-se e casar-se com outra mulher, Cristo nos adverte que a mulher repudiada e inocente adultera se casa com um outro.
Portanto, não podemos considerar o adultério como a causa do divórcio com a possibilidade de contrair um novo casamento.
Segundo sentido do texto, e de outros textos comparativos, a palavra "fornicação" em Muito 19.9 e 5.32, não tem o significado de adultério. Os dois sentidos possíveis são: ter cometido relações sexuais sendo solteiro(a), ou estar em uma união ilícita, o que deve ser desfeito.
É também importante notar que Jesus nunca disse: "salvo por causa de adultério" (grego: moicheia). Sempre disse: "salvo por causa de fornicação" (grego: pornéia). E quando uma pessoa divorciada se casa com outra nunca disse que cometeu "pornéia" mas sim "moicheia". "Qualquer que repudiar a sua mulher, salvo por causa de "pornéia" (fornicação), e se casar com outra, "moicheia" (adultera); e o que se casa com a repudiada, "moicheia" (adultera) Muito 19.9.
As próprias declarações de Jesus nos impedem de darmos a palavra "pornéia" em Muito 5.32 e 19.9 o significado de adultério.

Isso explicaria o que disse Moisés: "se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não foi agradável aos seus olhos, por ter achado coisa indecente nela, e se ele lavrar um termo de divórcio, e lho der na mão, e a despedir de casa;". O homem ao casar-se, o que poderia encontrar na mulher que seja indecente? O sentido mais provável é que encontre que sua mulher não é virgem. Quando este tipo de situação aparecia, existiam, segundo a lei, dois procedimentos a seguir: se existia entre o casal litígio, o marido podia encarar um juízo público. Se fosse sem litígio, ele não a queria mais como esposa, deveria redigir uma carta de repúdio e despedi-la definitivamente.
Dt 22.13-21 explica o procedimento de um caso de litígio entre o marido e a mulher que se requeria para sua solução um juízo oficial. Se for comprovada a inocência da mulher e sua virgindade, ele devia pagar uma multa ao pai dela "ela ficará sendo sua mulher, ele não poderá manda-la embora durante a sua vida" (v 19). Mas se ficava provado que ela não era virgem quando se casou, devia ser apedrejada e morta (vrs 20-21).
Dt 24.1-4 assinala outro procedimento a seguir quando surgia o problema. Seu marido queria anular o recente casamento "por ter ele achado coisa indecente nela", indecência que ela não negava, redigia uma carta de divórcio, entregava para ela e ambos ficavam livres.
Jesus se referiu a esses casos ao dizer: "salvo por causa de fornicação". É dizer, somente nestas circunstâncias se o homem se divorcia e se casa de novo não comete adultério, e se a mulher repudiada se casar com outro não adultera (tão pouco o que se casa com ela).
Portanto, o marido tem outra possibilidade: perdoá-la e recebê-la como sua esposa. De modo que o ensinamento de Moisés e o de Cristo coincidem. Jesus não contradisse a Moisés, mas sim o ratifica e o esclarece.

Por que Matheus é o único que incluem a cláusula de exceção? Segundo o meu parecer, como Matheus escreve seu evangelho para os judeus, tomou o cuidado de mencionar a exceção para que não pareça que havia uma contradição entre Moisés e Jesus. A cláusula de exceção tem em realidade uma utilidade prática muito remota.

Qual era a intenção da lei em Dt 22.13-21 e Dt 24.1-4
01. Advertir a todas as meninas e moças de Israel que mantivessem sua virgindade até o dia do seu casamento.
02. E se alguma moça havia pecado e perdido sua virgindade, sabendo dos riscos que corria, contasse antes de casar-se o seu verdadeiro estado ao seu pretendente (o mesmo deveria fazer o homem).
03. No caso em que a mulher estivesse em falta e ele não a quisesse como esposa, teriam uma opção pacífica para resolver o conflito sem necessidade de recorrer ao juízo público e a conseqüente pena de morte.
04. Proteger a mulher repudiada para que o homem que a havia repudiado não tivesse dali em diante nenhuma autoridade sobre ela.
05. Deixar livres os dois para contrair um novo casamento, pois praticamente se tratava de uma anulação do casamento recém realizado.

AS INSTRUÇÕES DO APÓSTOLO PAULO

1ª Cor 7: esta é a passagem mais extensa e quem sabe a única das epistolas que aborda esta questão. Pelo que diz no primeiro versículo, Paulo está respondendo a uma série de questões que lhe haviam perguntado os irmãos de Corinto.
É uma das poucas ocasiões em que o apóstolo Paulo distingue com claridade o que disse o Senhor e o seu parecer pessoal.

Enquadrado dentro deste conselho pessoal, Paulo recomenda aos solteiros, as moças e aos viúvos que, se tem o dom de continência, sigam seu exemplo de manter-se celibatários, porque "o tempo é curto", e para dedicarem-se mais ao Senhor. Mas deixa muito claro que se casam "não pecam"; se casarem "fazem bem" e se não se casarem "fazem melhor". Mas em nenhum lugar disse aos divorciados que se casam não pecam. Nos vrs 10-11 fala da situação dos casados: "ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido (se, porém, ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com o seu marido); e que o marido não se aparte de sua mulher".

O Senhor disse claramente "que não se separe". Mas se a separação se produz, seja por desobediência ao Senhor, ou por que a convivência se tornou insustentável, ou por quê o cônjuge incrédulo decide separar-se ou divorciar-se; as alternativas são duas: "fique sem casar ou se reconcilie com seu marido". A separação é um mal (ao qual às vezes temos que resignarmo-nos). Contrair um novo casamento constituiria no segundo erro, muito mais grave que o primeiro, pois seria, segundo as palavras de Jesus, cometer adultério. Por isso Paulo enfatiza: "mando, não eu, mas o Senhor".
Nos Vrs 12-16, o apóstolo aborda uma situação pontual: o caso em que um dos dois se converte e o outro não. Lendo cuidadosamente esses versículos, notamos o seguinte:
01. O cônjuge crente não deve abandonar ao não crente.
02. Se o cônjuge não crente se separa, o crente deve aceitar com paz esta situação.
03. Em nenhum lugar deste capítulo disse que o crente abandonado por seu cônjuge infiel pode voltar a casar-se.

Os que vêem no versículo 15 liberdade para casar-se com outro, estão tirando o texto fora do seu contexto. Nos versículos 10 e 11, Paulo deixa bem claro que se houver a separação devem ficar sem se casar.
Aqueles que argumentam que a palavra "corizo" significa "separação por divórcio vincular", se equiVocêm, pois, o mesmo verbo "corizo" aparece nos vículos 10 e 11 do mesmo capítulo, aonde se assinala que nenhum dos dois tem liberdade para casar de novo. Além do mais, este mesmo termo se usa em At 1.4 e 18.1. Facilmente percebemos que não está se referindo a um divórcio vincular, mas sim simplesmente a uma "separação", e às vezes a uma separação temporal como é o caso de Onésimo e Filemon (Filemon 15). De modo que segundo a luz das declarações de Cristo, e do que Paulo escreve nos versículos 10 e 11, o versículo 15 se deve interpretar com simplicidade como uma mulher crente, abandonada por seu marido incrédulo, não está obrigada a seguir sendo sua esposa, pode ficar só e em paz. Mas o texto não diz que está livre para casar-se com outro homem. Os que afirmam tal coisa, simplesmente fazem por uma dedução. O único caso ao de Paulo explicitamente disse que a mulher está livre para contrair um novo casamento é no caso em que fique viúva: "a mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor". Ainda que Paulo em Rm 7 está falando sobre outro tema, está assinalando o mesmo princípio nos versículos 2 e 3. Paulo diz aqui exatamente o mesmo que Jesus. O que não poderia ser de outro modo. A mulher casada, enquanto viver o seu marido se casar com outro será chamada de adúltera. Tanto para Jesus com para Paulo a segunda união é adultério.

DEUS ABORRECE O DIVÓRCIO

No último livro do Antigo Testamento, Deus, através do profeta Malaquias, fala muito irado contra os sacerdotes de Israel. Em seu enérgico protesto lhes disse: "e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado..." (Mal 2.2). Por quê? No capítulo 2 de Malaquias, Deus lhes assinala concretamente três pecados: fazer acepção de pessoas (vrs 9-10); profanar o santuário casando-se com mulheres pagãs (vrs 11-12); e o divorciarem-se de suas esposas (vrs 13-16). Esta passagem é tremenda.

Deus aborrecem que se divorcie de sua esposa, porque deixa de cumprir o seu compromisso, o pacto que fez ao casar-se com ela.
Simplesmente, Deus aborrece todo tipo de divórcio, e tolera unicamente a exceção assinalada por ele.

O MÍNIMO E O IDEAL

Alguns sustentam que o ideal é não se divorciar e viver toda a vida com o mesmo cônjuge, mas dada à realidade do pecado e a complexidade dos seres humanos, devemos ser mais flexíveis e admitir o divórcio e a possibilidade de que as pessoas possam refazer suas vidas contraindo um novo casamento.

Eu pergunto: quem é que manda, nós ou o Senhor? Qual é a palavra que define, a nossa ou a dele?
Se para Jesus o divorciar-se e casar-se de novo é adultério, pergunto: não cometer adultério é o ideal ou o mínimo que Deus exige?
Não diz na palavra de Deus que os adúlteros não herdaram o Reino de Deus?

O ideal é que o marido ame sempre a sua esposa como Cristo amou a igreja.
O ideal é que a mulher sempre, com um Espírito manso e tranqüilo, respeite a seu marido e se sujeite a ele.
O mínimo que Deus exige é que sejamos fiéis ao nosso pacto matrimonial e que não cometemos adultério abandonando ao nosso cônjuge e contraindo um novo casamento.


RESUMINDO

01. Divorciar-se e casar-se de novo é cometer adultério.

02. Casar-se com uma pessoa divorciada é cometer adultério.

03. Repudiar o seu cônjuge é expô-lo ao adultério.

04. O adultério de um dos dois, não libera o cônjuge inocente para casar-se com outro.

05. Se houver separação, ambos têm somente duas alternativas: ficarem sem casar ou reconciliarem-se.

06. Em um casamento misto, o cônjuge crente não deve tomar a iniciativa da separação.

O fato de que as leis de um país permitam o divórcio vincular não modificam em nada a situação dos cristãos, pois nós estamos debaixo do governo de Deus e de suas leis que permanecem para sempre.

25 de julho de 2007






CASAMENTO
Tico 1998

 

1) Mc 10:1-12 -> Levantando-se Jesus, partiu dali para os termos da Judéia, e para além do Jordão; e do novo as multidões se reuniram em torno dele; e tornou a ensiná-las, como tinha por costume.  Então se aproximaram dele alguns fariseus e, para o experimentarem, lhe perguntaram: É lícito ao homem repudiar sua mulher? Ele, porém, respondeu-lhes: Que vos ordenou Moisés? Replicaram eles: Moisés permitiu escrever carta de divórcio, e repudiar a mulher.  Disse-lhes Jesus: Pela dureza dos vossos corações ele vos deixou escrito esse mandamento. Mas desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher,  e serão os dois uma só carne; assim já não são mais dois, mas uma só carne. Porquanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. Em casa os discípulos interrogaram-no de novo sobre isso. Ao que lhes respondeu: Qualquer que repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra ela; e se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério.

2) Lc 16:18 -> Todo aquele que repudia sua mulher e casa com outra, comete adultério; e quem casa com a que foi repudiada pelo marido, também comete adultério.

3) Rm 7:1-3 -> Ou ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que ele vive? Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido. De sorte que, enquanto viver o marido, será chamado adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido.

4) I Co 7:10-11 -> Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.

5) Ml 2:16 -> Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis.


Divórcio?
2016/2017

A seriedade do casamento e quando ele é violado:

Deut 22 a Deut 24

Deuteronômio 22
(13) Se um homem tomar uma mulher por esposa, e, tendo coabitado com ela, vier a desprezá-la,
(14) e lhe atribuir coisas escandalosas, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Tomei esta mulher e, quando me cheguei a ela, não achei nela os sinais da virgindade;
(15) então o pai e a mãe da moça tomarão os sinais da virgindade da moça, e os levarão aos anciãos da cidade, à porta;
(16) e o pai da moça dirá aos anciãos: Eu dei minha filha por mulher a este homem, e agora ele a despreza,
(17) e eis que lhe atribuiu coisas escandalosas, dizendo: Não achei na tua filha os sinais da virgindade; porém eis aqui os sinais da virgindade de minha filha. E eles estenderão a roupa diante dos anciãos da cidade.
(18) Então os anciãos daquela cidade, tomando o homem, o castigarão,
(19) e, multando-o em cem siclos de prata, os darão ao pai da moça, porquanto divulgou má fama sobre uma virgem de Israel. Ela ficará sendo sua mulher, e ele por todos os seus dias não poderá repudiá-la.
(20) Se, porém, esta acusação for confirmada, não se achando na moça os sinais da virgindade,
(21) levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão até que morra; porque fez loucura em Israel, prostiruindo-se na casa de seu pai. Assim exterminarás o mal do meio de ti.


(22) Se um homem for encontrado deitado com mulher que tenha marido, morrerão ambos, o homem que se tiver deitado com a mulher, e a mulher. Assim exterminarás o mal de Israel.


(23) Se houver moça virgem desposada e um homem a achar na cidade, e se deitar com ela,
(24) trareis ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis até que morram: a moça, porquanto não gritou na cidade, e o homem, porquanto humilhou a mulher do seu próximo. Assim exterminarás o mal do meio de ti.


(25) Mas se for no campo que o homem achar a moça que é desposada, e o homem a forçar, e se deitar com ela, morrerá somente o homem que se deitou com ela;
(26) porém, à moça não farás nada. Não há na moça pecado digno de morte; porque, como no caso de um homem que se levanta contra o seu próximo e lhe tira a vida, assim é este caso;
(27) pois ele a achou no campo; a moça desposada gritou, mas não houve quem a livrasse. em juizo, entre sangue


(28) Se um homem achar uma moça virgem não desposada e, pegando nela, deitar-se com ela, e forem apanhados,
(29) o homem que se deitou com a moça dará ao pai dela cinqüenta siclos de prata, e porquanto a humilhou, ela ficará sendo sua mulher; não a poderá repudiar por todos os seus dias


Carta de repúdio no inicio do casamento, invalidando casamento legitimando o casamento daquele que casar com a repudiada ( a qual nao voltará ao anterior). Creio qie é essa que Jesus faz referência em Mat 19:

Deuteronômio 24
(1) Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, se ela não achar graça aos seus olhos, por haver ele encontrado nela coisa vergonhosa, far-lhe-á uma carta de divórcio e lha dará na mão, e a despedirá de sua casa.
(2) Se ela, pois, saindo da casa dele, for e se casar com outro homem,
(3) e este também a desprezar e, fazendo-lhe carta de divórcio, lha der na mão, e a despedir de sua casa; ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer;
(4) então seu primeiro marido que a despedira, não poderá tornar a tomá-la por mulher, depois que foi contaminada; pois isso é abominação perante o Senhor. Não farás pecar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança.

Bíblia versão "Almeida Atualizada"


Mat 5.19


Mt 19

Marcos  10

Lucas 16

Rom 7

I Co 7


Desculpas fora do contexto para se divorciar:

Atos 17
(30) Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam;

Bíblia versão "Almeida Atualizada"




2 Coríntios 5
(17) Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.



R.K / Ebe...

Família

Gn 2.18 a 24

Taxa de divórcio cresceu 160% na última década. Entre evangélicos cresceu tb.

1.    Casamento é monogâmico
2.    Homem e mulher
3.    Relação duradoura
4.    Objetivo: propósito eterno.

Ajudadora. Ajudar em que? Numa missão.

Esse ponto q o mundo mais distorceu: o fim/ finalidade  do cssamento.

1.24
Ao estabelecer o casamento Ele ja estabelece base, princípio .
Rompe autoridade,  corta se cordão umbilical.

É importante que filhos vejam seus pais como autoridade,   nao os avós ( acima da autoridade dos seus pais).

Deixará o homem: passa a dever honra, e não obediência.

Deixar pai e mae. Deus diz para o homem:
- Vc eh o responsável pela sua casa. Deus dá autoridade e responsabilidade.

Casamento é contrato?
- Nao.
É Pacto / aliança.

Jó - Diabo nao tocou na esposa.

Pais sao autoridades . Mas Rebeca, Raquel foram conquistadas e quiseram ( após Rebeca ser consultada) .

Início do casamento pode ser tumultuado por falta dessas bases.

Deus bota sobre o marido a responsa de por os limites ( entre pai, mae e cônjuge ). Com todo amor, toda honra, toda brandura. Sobretudo sobre hábitos da casa, a forma que ela é conduzida. A sogra é boa dona de casa mas da própria casa. Sobretudo na criação dos filhos. Se nao for firme, EXPÕE a esposa. Pode gerar nos netos aversão aos avós.

Nao fala em agradar a mae, pai. Fala em agradar a esposa.

Deixar : emocional, geográfico e financeiro.
Deixar na mente.

Carteirada dos avós alegando  experiência.
Mas tiveram sua chance. Viraram “ consultores”.





 Encontro Casais 19032023

MRF


Na primeira parte eu quero falar com os homens. Na segunda nada parte, com permissão dos maridos, quero falar com as mulheres.

Igreja universal, local, nas casas.

HB 12.22-23

Hebreus Cap. 12 | ARC

22 Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos,

23 à universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;


I coríntios 1 . 1-2


I Coríntios Cap. 1 | ARC

1 Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus) e o irmão Sóstenes,

2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:



Corinto era uma cidade. E ali havia uma igreja.


Ef. 1-1


Efeso também 


Filipenses 1.1


Colossenses 1:1-2


Colossenses Cap. 1 | ARC

1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,

2 aos santos e irmãos fiéis em Cristo que estão em Colossos: graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.




I Tessalonicenses 1:1





Observe que ele fala apóstolo Paulo. Não fala: apóstolo Paulo. Apóstolo é função, não é título . Todas as vezes não tem a função antes do nome,tem o inverso.


Igreja universal você não pode tocar nela na sua totalidade.


Romanos 16:5



Romanos Cap. 16 | ARC

5 Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia em Cristo.

14 Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermas, a Pátrobas, a Hermes, e aos irmãos que estão com eles.

15 Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão.



Saudando pessoas específicas. Igreja na casa.


Colossenses 4:15


Quero falar com os homens da igreja que se reúne na ( própria ) casa. Ali tem que ser vivida na plenitude daquilo que aprendemos nas Escrituras. 


Homem, cabeça de família: tem uma igreja que vive na tua casa. E você é responsável por edificar que essa igreja todos os dias. Rei, sacerdote e profeta. Rei, para tomar as.decisoes segundo a.vontade de Deus. Sacerdote par a interceder. Profeta para levar a Palavra.


Jonas: Deus deu uma missão para ele. Mas ele disse: eu não vou cumprir essa missão. 

Jonas no barco -o caos, eu sou o responsável. Quanto mais eles aliviam a carga, mais Deus manda as ondas crescerem. Jonas se torna o primeiro criador de sushi/ sashimi do ramo.

Quando viu que não teve jeito: - Eu assino, eu assino. 125 mil se converte. 

Meu irmão, Deus te deu uma missão. E você não vai conseguir fugir. 

Não adianta discipulador entrar lá, pq vc não vai conseguir fugir da missão. 

Cadê os livros: homens que oram ? 

Deus me colocou aqui com essa missão e eu vou cumprir essa missão. Desperta meu irmão. Ele não mudou enquanto Jonas não cumpriu.


Mulher é para aprender com seu esposo.

 Se você não assumir tua missão vai piorar. Se ele te chamou, Ele.capacita. vc é rei da sua casa. Decisão segundo a vontade de Deus. 

Sacerdote intercede pelo prova, pela sua família, dovbra o joelho, jejua. 

Ensino de Deus, dir coande Deus para minha casa.

Então vou colocar algumas coisas práticas aqui.


Essa missão é para fazer o que?


Deuteronômio 6:4-9



Deuteronômio Cap. 6 | ARC

4 Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.

5 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.

6 E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração;

7 e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.

8 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos.

9 E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.


Que palavras?

Essas palavras: ouve oh Israel. Tu a inculcarás.

Qual é a intensidade?

Uma vez por semana? Não.

Todos os dias, de manhã, de tarde, de noite, inculcando essas palavras. 


Ouve Marcio.


Inculcar: fazer que fique, que permaneça. Catequese, intensidade. O inimigo não descansa.


Minhas filhas não pode ter outra fé que não seja a que eu transmita para elas. E eu vou ser intenso nisso. 

Oração, imposição de.maos, transmissão. Para que alguém que entre na tua casa veja algo diferente, uma atmosfera diferente, porque Deus está ali.


  • Eu entrei perturbado. Algo aconteceu , eu tô saindo em paz.


Traga a presença de Deus para tua casa.


Dia da família. 


Bem vindos meus irmãos. Amados que vieram de Maceió para estar conosco.


Não é para saber: é para viver.

O homem tem bem definido no seu coração o seu papel? E a mulher?

E você sabe o que não está desempenhando bem o seu papel.


E nós radicalizamos em algumas coisas para cumprir a missão nessa casa.


Compromissados, vocês primeiro tem que definir quem é o cabeça na casa.


Sabe o que significa ter um cabeça? Ser um cabeça, não cabecudo?

Sabe o que é ser uma ajudadora idônea.


Fazerem pós graduação no seu papel. 


Depois, quem vai comandar as finanças?

Como vão governar os filhos?

Definir a formação acadêmica dos filhos.

Porque isso dá muito conflito dentro de casa. 

Definir bem os seus papéis.


Fui visitar o Marcos , no dia d família, e ele ali não abriu a porta. Fiquei 5 a 6h na porta.


1 dia na semana é nosso.

1 mês no ano é nosso.


Dia da família que vive na casa. Minha filha que casou tem que ter o dela. 


Amar significa servir. Amar é quem.mais serve. Depois é o dia todo delas. Eu sempre era o filho delas. 


Eu tenho saudade disso. Agora são os netos.


Papai, amanhã é só nosso não é?

Você cria o hábito através da repetição. Guarda na memória.

Animo vocês a terem o dia da família.


Amanhã ela chega ( aqui em Recife).


Valorizei todas as datas. Acordava na cama. Passava o dia dizendo quem era ela: você é fundamental nessa casa, querida nessa casa,...


Pacto, aliança tem o dia, e hora. 


41 anos de casado, 41 anos lembrando o que fizemos. 

Data do batismo? Comemoramos.20/7/74.


Culto doméstico.( Deuteronômio 6).


Ela foi uma comigo 100%. Eu já estava viajando, e ela já estava aplicando o que havíamos estabelecido. Parava antes da viagem, impunha as mãos, íamos ticando o que Deus respondia. 


  • O que você tá querendo está reservado para o meu marido. Vaza daqui.


Procurei tirar todo peso da minha esposa, das minhas filhas. Eu quem edifico.

  • Não tenho identidade, não sou a Paulinha, sou a " Filha do Mário".

" Pinduca's Família"


Uma netinha é" Sapatinho de fogo".


Retomar.

Ou arrepender e mudar.




Encontro Casais 19032023

MRF


2a parte.


I Coríntios 12.


A de efeso não me anima muito não, mas a de Coríntios hehe. O que ela tinham de problema haha.

Como a igreja deve se comportar no mesmo lugar. Começa no 11, termina no 14, falando com as mulheres.


A importância não é ter ou não ter véu. É estar debaixo de autoridade. 

Nesses tempos de empoderamento da mulher…

Cobertura Trilegal sobre a mulher : Deus cabeça de Cristo, Cristo do homem, homem d a mulher.


Como a mulher deve se comportar.

Por causa dos anjos. 

Vamos pro princípio; quem tava no jardim? Quem enganou Eva? Quem era a serpente?


I Timóteo 2.


I Timóteo Cap. 2 | ARC

8 Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.

9 Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,

10 mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.

11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.

12 Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.

13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.

14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.

15 Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.


Ele não tá dizendo que não pode: ele tá dizendo qnonwue é mais importante. Aí ele vai usar palavras fortes: E NAO PERMITO QUE A MULHER NAO ENSINE, NEM EXERCA AUTORIDADE DE HOMEM.


Mulher é mais sensível . No tem aino "sexto sentido", na linguagem popular? 


I Coríntios 14: 34-35 ele vai dizer : é vergonhoso a mulher falar na igreja.


Sabe o que é ficar calada na igreja? No original é não emitir nenhum som.


Com a palavra apostólica quero transmitir que a mulher pode orar na igreja ? Pode profetizar? Dar um testemunho.

Pode. Mas não pode ensinar , usar de / exercer  autoridade de homem. 


Não vou entrar em detalhes de vestuário, mas é bom atentar, ter critério , nos não temos regras, mas tem que ter critério.


As Mulherrs dessa igreja sejam cheias de boas obras.


I Coríntios Cap. 14 | ARC

34 As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.

35 E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja.


Se querem aprender, interroguem a seu próprio marido. Isso se torna vergonhoso, porque expõe a seu próprio marido. Quando você quer aprender com outro homem, e não com teu esposo.


Tem uma ação dentro do princípio de autoridade para entender isso.


Isso é protecao , é princípio, sinal de autoridade.


Se ela resolve a aprender comigo, fatalmente , com tempo, pode haver paixão, que é fruto de intensidade e frequência. Depois que eu casei procurei não dar int nsidsde nem frequência a outra mulher ( que não a própria esposa).


É vergonhoso aprender com outro: aprenda com teu marido. "Eu preciso ser instruída, assuma seu papel, sua função, sua missão."


O apóstolo explica o porque de tudo isso.


I Timóteo 2:15


Se permanecer em fé, em amor, com bom senso. É MAIS do que ficar em casa cuidando de filhos.


" Mário, faltou o lá"

Mário , o que é missão de mãe? 

Não sei.

Uma pode ser a missão de gerar filhos. Mas também é uma missão de criar, cuidar, conduzir. 

Salmo 127. 


Salmos Cap. 127 | ARC

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados ENQUANTO DORMEM.


Não estou dizendo para não trabalhar, mas não por a confiança no trabalho, mas naquele que confiamos. 


A herança que ele espera que a gente entregue são meus filhos nEle , para quando eu parta daqui eu deixe.


Se você não se entrega a sua missão de fato pode trazer danos.


Tava tratando com um casal: se eu vou no mandamento, eu vou no farisaísmo. Irei para eles e orei. Depender do Sr. E Deus deu palavra de sabedoria: Provérbios 31. Meta é essa: se você.conseguir , você é a mulher de Provérbios 31. Se estiver cansada, vá descartando. Da para descartar o marido? O filho? O trabalho?


Quando você foi enxertada em Vestido, lá no batismo, essas coisas deixaram de ser prioridade.


Mulher fica em casa o dia inteiro, baonimpoem as mãos, mas " eu preciso relaxar…"


Herança é pra deixar pra ele. 

E o investimento tem que ser intenso, diário.

Provérbios 1.8

Provérbios Cap. 1 | ARC

8 Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe.


Experiência: Paulinha com a vovó " Todas as coisas cooperam".


Paideia, homem. Disciplina.

Mãe, instruções é Torah, lei de Deus, repetindo diariamente.


( Minha paideia, disciplina, em 1979, ou Deus me dá para eu ter ou eu não tenho, parcelamento, dívida  nunca mais).


Eu tenho 4 exemplos de mulheres nas escrituras. Dois ruins, dois muito bons.


Eva . 

Atitude equivocada. O marido já tinha dito: não come. Ele já tinha uma palavra de Deus. Nem toca.


Pecado nem entrou por ela. Entrou pelo homem, porque ele tem princípio de autoridade. Ele cede para mulher. 

Quando ele se omite, ele aceita, ele traz dano, e foi sobre toda a taça humana.


Sara.

Sara ri. 

Sabe que Isaque se chama Riso. ( Deus tem humor kkkk). Vem cá Riso.

Qual era a palavra de Deus para ele? Era com quem? Sara. E ele cedeu com Agar.

Trouxe dano sobre duas nações.

Toda vez que o homem cede para ele pontuar e conduzir , traz danos.

Davi, trouxe danos para sua casa. Um filho estuprando, o outro tomando trono.

Mulher não tente mudar aquilo naquele decisão que ele tomou: ajude ele. " Calça jeans".

Para o homem ser cab cá ele tem que amar sua esposa, e para isso ele tem que ser firme e terno. Não duro e frouxo. O que é relativo, cede. O que é absoluto, mantém a firmeza.


Esposa de Manoah, mãe de Sansão. 

ElA viu o anjo. Conta tudo para o marido. 

Ela não ouve o anjo mais, ela " vaza". É contigo marido.

Faz sim marido, é Deus. Essa mulher é sábia. Algumas confundem: ajudadora e Dona.


Maria.

  • Tô grávida  

o anjo aparece para elebe explica, confirma. 

Ele recebe: tem que ir pro Egito. Ela recém parida, sobe no burro e vai embora." RAIZ".

" VAI PARA onde? Você vai ganhar quanto lá"? Não, ela senta no burro e vai embora.

Deus não fala mais com Maria. Só com José. E Maria não se arroga a nada, por ser bem aventurada. 

A benção de Deus não vem pela melhor ideia, mas pelo princípio de autoridade de Deus. Opinar sempre, fala sempre. Ouço tudo. 


Principal característica na minha casa: ouvir minha esposa.

Da mulher: seguir seu marido.

Opine, diga, colabore, mas se posicione sempre com ele.


Mesmo que ela não esteja vendo, aqui está a segurança. Mas se ela se submete ,por causa da submissão dela Deus abençoa.





O que vc vê por aí por fora você tem que conferir com esposo. Ele é responsável. " Não é assim não" você descobriu teu esposo. 

Empurra teu marido para trazer toda instrução para tua casa. Você tem em casa alguém que te conhece, alguém que te conduz.


Acabou discipulador de mulher?

Acabou não.


Tito Cap. 2 | ARC

3 As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem,

4 para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,

5 a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seu marido, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.


Todas as irmãs o marido é responsável por conduzi las. 

Mas mulheres maduras, mestra do bem, ajudam.


Mulheres lá se juntam, batem papo como cuidar de seu marido, de seus filhos, da casa, …

Podem instruir nessas coisas que tá na palavra. Outras coisas pode, mas já vi dar conselhos divergente do marido. 

Obedecer ao marido: discipuladora você busca ajuda .

Toda autoridade delegada tem que fortalecer todas autoridades delegadas.


Se meu conselho diante dela é desfazer, tô desconstruindo a autoridade.


Quando eu voltar quero ver uma igreja diferente.




















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